Essa é uma revisão anterior do documento!
Efeito da temperatura, umidade e tempo na taxa de eclosão de ovos de Larva-da-farinha
Autor: Manoel M. C. Meira
Página em Construção.
Dados de temperatura, umidade e tempo, relacionados à eclosão de ovos de larva-da-farinha (Tenebrio molitor) coletadas pelo Me. David Deruytter, pesquisador do Centro de Pesquisa em Insetos - Inagro (Bélgica). Mais detalhes sobre os dados estão disponíveis no botão abaixo:
A partir dos dados, realizou-se análises utilizando a linguagem Python, em que foi possível verificar a influência do tempo de transporte na taxa de eclosão. A partir da Figura 1, observa-se que quanto maior o tempo, menor a taxa de eclosão.
Figura 1. Influência do Tempo de Transporte (dias) na Taxa de Eclosão (%) dos ovos de T. molitor.
Outro aspecto importante avaliado foi a influência da temperatura na taxa de eclosão, conforme Figura 2. E percebe-se que dentro dos grupos de umidade relativa e tempo de transporte há uma curva de temperatura para máxima taxa de eclosão.
Figura 2. Relação entre Temperatura (ºC) e Taxa de Eclosão (%) dos ovos de T. molitor. A cor dos pontos indica a umidade relativa (40, 60 e 80%) e o tamanho dos pontos indica a quantidade de dias de transporte (0 a 6 dias).
Foram realizadas análises em R, utilizando o Posit Cloud. Foram feitos dois modelos lineares e análise de variância entre eles. A análise mostrou que a temperatura e o tempo de transporte afetam significativamente a taxa de eclosão de ovos de Tenebrio molitor, com maiores temperaturas e tempos mais longos reduzindo a eclosão. A umidade relativa, isoladamente, não teve efeito significativo, mas interações entre temperatura, umidade e tempo de transporte melhoraram a explicação dos dados, indicando que os efeitos combinados desses fatores são relevantes.