Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


opensci:2024:arthur:art3

Análise de nuvem de pontos LiDAR


Autor: Arthur Kaufmann

Descrição: Esta atividade compreende parte do meu projeto de TCC desenvolvido no ano de 2022, em que trabalhei com sensor LiDAR acoplado em veiculo aéreo não tripulado (VANT-LiDAR). Para mais informações sobre essa tecnologia acesse a página LiDAR. Uma das perguntas que busquei responder no meu projeto de pesquisa foi sobre a influencia de parâmetros de voo (altura de voo em relação ao solo, distância entre linhas de voo) e de configurações do sensor LiDAR (modo de escaneamento, frequência de emissão de pulsos, etc) na qualidade final da nuvem de pontos voltado para ambiente florestal. Nesse sentido, uma das hipóteses testadas foi de que a densidade de pontos ao longo do perfil vertical de uma floresta poderia ter seu comportamento modificado a depender dos parâmetros e configurações mencionados a pouco. Para responder essa questão, dois voos VANT-LiDAR com altura de voo e frequência de emissão de pulsos diferentes foram feitos no mesmo fragmento florestal, avaliando em seguida como se comportou a distribuição de pontos no perfil vertical em cada um.

Acesso aos materiais

  • NUVEM⇒ Visualizar de forma interativa uma das nuvens de pontos utilizadas nessa pesquisa.
  • R ⇒ Script em R para organizar em formato tidy as informações relativas a densidade de pontos das nuvens e gerar gráficos do perfil vertical.
  • NOTEBOOK ⇒ Notebook do Google Colab com explicação dos códigos e processos feitos no script em R.
  • GitHub ⇒ Baixar as nuvens de pontos em formato .LAZ utilizadas nas análises.

Resultado e discussão

  • O resultado da análise mostra que quando comparado o perfil vertical das duas nuvens de pontos no primeiro gráfico, em termos absolutos o comportamento é muito diferente entre as duas. Porém, no segundo gráfico, quando se normaliza a densidade de pontos em cada altura, ou seja, se trabalha com a proporção de pontos em relação ao total, percebe-se que a distribuição é muito semelhante em abas as nuvens. Isso indica que é possível se trabalhar com uma nuvem menos densa e mesmo assim conseguir entender como é a estrutura vertical de uma floresta sem prejuízos em relação á uma nuvem com maior quantidade de pontos por m³.

—-

opensci/2024/arthur/art3.txt · Última modificação: 2024/05/03 02:11 por arthur