Análise histórica do clima em Piracicaba-SP
Autor: Arthur Kaufmann
Descrição: Nesta atividade a longa série de dados meteorológicos de Piracicaba com início em 1902 foi explorada. Estes dados são mantidos pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Universidade de São Paulo (LEB/ESALQ/USP). Estes dados estão organizados em formato tidy, com informações diárias de temperatura, umidade, chuva, etc. Duas perguntas motivadoras guiaram as análises realizadas em aula:
- A temperatura em Piracicaba tem aumentado em alguma estação do ano específica ao longos dos últimos 122 anos?
- É comum ouvir a constatação de que o clima está ficando cada vez mais “maluco”, ou seja, em uma semana faz muito frio, depois volta a esquentar e vice versa. Será então que as temperaturas em um mesmo mês tem ficado mais irregulares com o passar do tempo?
Pensando nessas duas questões, na primeira análise a temperatura média em cada estação do ano foi plotada em gráficos para visualização de algum indicativo de aumento. Para a segunda análise o desvio padrão da temperatura em cada mês ao longo da série histórica foi plotado em gráficos para visualização de alguma tendência no sentido de maior variação.
Acesso aos materiais
- R ⇒ Script em R para manipular dados e gerar gráficos.
- NOTEBOOK ⇒ Notebook do Google Colab com explicação dos códigos usados no script em R.
- GitHub ⇒ Baixar dados brutos de clima em Piracicaba (hospedados no GitHub).
Resultados
- A partir do primeiro gráfico é possível enxergar uma tendencia de aumento na temperatura em todas as estações do ano nos últimos 122 anos, em especial no outono e verão.
- O segundo gráfico que plota o desvio padrão da temperatura em cada mês nos últimos 122 anos não apresenta uma tendencia clara nem de aumento nem de diminuição. Isso mostra que as temperaturas continuam variando dentro de um mesmo mês sem uma tendência específica.
—-