Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


hortas

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
hortas [2022/05/22 23:06] lcerhortas [2024/03/23 20:17] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 +{{:hortasinfantis_figbase.png?nolink&400|}}
 +
 +====== Hortas Infantis ======
 +
 +Este projeto envolve colaboradores de diferentes unidades da USP no campus de Piracicaba e procura oferecer kits, orientação e informação sobre como instalar hortas nas unidades de educação infantil que, dentre [[http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/SMEDP-EM-001-ESCOLAS-MUNICIPAIS-2021-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL.pdf|as unidades existentes no Município de Piracicaba]], venham a aderir ao projeto.
 +
 +Com a colaboração de familiares, corpo de funcionários e professores dessas unidades, os kits serão entregues e a capacitação dos encarregados será agendada para que, de forma comunitária, se instalem as hortas. Nesse processo, as crianças poderão interagir com os princípios básicos do cultivo e da produção de alimentos, participar do abastecimento da cozinha dessas unidades com produtos orgânicos e acompanhar a entrega às famílias mais carentes da sobre oferta de produção.
 +
 +===== Histórico de Atividades =====
 +
 +Para acessar os eventos importantes deste projeto criamos o [[hortas:blog|Blog das Hortas]]. Visite esse blog e fique por dentro das mais recentes novidades. Tivemos o projeto também divulgado em novembro de 2022 pelo  [[https://jornal.usp.br/universidade/projeto-de-hortas-infantis-promove-a-educacao-ambiental-em-escolas-de-piracicaba | Jornal da USP]].
 +
 +
 +===== Compromisso =====
 +
 +A iniciativa se compromete a promover a disseminação de hortas geridas por funcionários e pais de crianças atendidas pelas unidades municipais de educação infantil no município de Piracicaba.
 +
 +{{:hortasinfantis_ilustra.png?nolink&200 |}} Os objetivos específicos desta iniciativa contemplam, numa primeira etapa: o desenvolvimento de kits recicláveis, replicáveis e padronizados para montagem de canteiros, banquinhos e mesas a partir de madeiras reaproveitadas e recicláveis coletadas pelos serviços de limpeza municipais e do campus da USP em Piracicaba; a criação de protocolos padronizados de preparação de substratos para uso em canteiros, vasos e tubetes produtores de mudas; a criação de protocolos padronizados para a produção de legumes, frutas e mudas de plantas perenes como árvores, arbustos e plantas ornamentais; e a manutenção deste portal wiki de informação para disponibilização das experiências conduzidas pelas crianças e famílias beneficiadas e de manuais e guias com instruções para a produção de alimentos e de plantas nas hortas. Numa segunda etapa, e em função da disponibilidade de recursos e do efetivo engajamento das pessoas em cada unidade, a entrega de pergolado e um kit de irrigação por escola, a orientação para criação de composteira ou minhocário e o plantio de mudas de árvores frutíferas.
 +
 +A proposta procura contribuir com vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, dentre os quais destacam-se: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.
 +
 +O projeto nasce com apoio explícito de agentes públicos do governo municipal da cidade de Piracicaba. Em {{ ::prefeituradepiracicaba_manifestaapoio_oficio119.pdf |ofício de 26/07/2021}}, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento se colocou à disposição para apoiar o projeto. Da mesma forma, nos aproveitamos do apoio e da experiência de profissionais da prefeitura do campus da USP em Piracicaba ({{ ::cartaapoiopusp_projetohortas.pdf |PUSP-LQ}} e {{ ::cartaapoiogemea_projetohortas.pdf |GMEA}}) na área de gerenciamento de resíduos, de educação ambiental e de implementação de iniciativas de sustentabilidade socioambiental.
 +
 +O projeto busca gerar impactos sociais positivos e tem potencial de aproximar duas estruturas públicas de gestão bastante independentes, a USP e a Prefeitura de Piracicaba. Essas expectativas podem ser facilmente monitoradas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, consultando este portal de acesso ao projeto regularmente. Aqui é disponibilizada informação suficiente para medir adequadamente o retorno aos recursos e energia que estão sendo investidos pelas duas entidades públicas.
 +
 +Para os bolsistas participantes do projeto, tanto no nível de pós-doutoramento como de graduação e pós-graduação, a experiência permite efetiva imersão em questões locais. A formação desses bolsistas na USP está sendo enriquecida por desafios que precisam de soluções viáveis, tanto do ponto de vista tecnológica e científica como social.
 +
 +Destaca-se o potencial estímulo à inclusão social e à diversidade de ideias que ajudam a promover os princípios da reutilização, da reciclagem e da redução de desperdícios. Essas atitudes surgem da necessidade de superar desafios reais e encarados conjuntamente, unindo pessoas da comunidade externa à USP e membros da comunidade universitária interna, com diferentes visões do mundo.
 +
 +
 +===== Resultados Esperados =====
 +
 +O trabalho envolvendo quinze escolas piloto, dentre as [[http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/SMEDP-EM-001-ESCOLAS-MUNICIPAIS-2021-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL.pdf|existentes no Município de Piracicaba]], estabelece um marco inicial. Esse marco é flexível e depende fortemente da adesão e de outros apoios. Como esse número representa aproximadamente 15% das escolas do ciclo infantil no município, e estima-se que cerca de 3 mil famílias possam estar sendo diretamente beneficiadas. As atividades tem potencial para envolver 150 a 200 pessoas nesta etapa, incluindo familiares e funcionários docentes e não docentes dessas escolas.
 +
 +Se bem-sucedida esta primeira etapa de instalação das hortas infantis comunitárias, o projeto terá continuidade e será autossustentável em termos de engajamento de estudantes da ESALQ. Esse engajamento contínuo se manterá produtivo e funcional na forma de núcleos de produção de kits de montagem de hortas, e de equipes de aperfeiçoamento da produção de substrato, de irrigação e de produção de alimentos em pequenas hortas urbanas.
 +
 +Começando pela educação infantil, há esperança de que este projeto dê início a um ciclo virtual de interação da nossa comunidade do campus da USP em Piracicaba com os diferentes agentes da secretaria de educação municipal. Espera-se que haja potencial de expansão ao longo do tempo, e que a experiência possa ser levada para outros grupos do ciclo fundamental e secundário, e para outros municípios vizinhos.