O projeto intitulado “Conhecendo e cultivando plantas na primeira infância: Uma aproximação ambiental na educação infantil”, tem o apoio doBanco Santander e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, e gerenciamento pela Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP) sendo associado ao Projeto Hortas Infantis Comunitárias - Kits para a pré-escola.
Este projeto é uma parceria entre USP e CENA/USP. Surgiu a partir da constatação de escassez de materiais didáticos em escolas municipais infantis, referentes à educacação ambinetal. Liderados pela Adriana Pinheiro Martinelli: e pela Pós-doutoranda Carolina Rossi de Oliveira: o projeto contou com o desenvolvimento e produção de materiais de aulas práticas, destinados para crianças, que abordam temáticas relacionadas a produção de alimentos e educação alimentar, reconhecimento das plantas e educação ambiental.
A equipe responsável contou ainda com a colaboração dos professores Luiz Estraviz Rodriguez (ESALQ), Teresa Magro Lindenkamp (ESALQ) e pelas estagiárias Laura Setten Corrêa (ESALQ) e Maria Giseli Tomaz Silva Souza (ESALQ), além do apoio da seção de informática e biblioteca do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA).
O projeto de extensão “Conhecendo e cultivando plantas na primeira infância: Uma aproximação ambiental na educação infantil”, tem como principal objetivo a produção de alimentos e educação ambiental. Para isso, foram produzidos materiais com fundamento em questões cotidianas e comuns na vida das crianças. Primeiramente, foram desenvolvidos materiais didáticos para aula práticas, como:
- um pôster ilustrativo colorido, com imagens de crianças cultivando frutas e hortaliças, - cartazes para colorir, com representações gráficas de árvores frutíferas e processos de germinação; - um kit de plantio, contendo sementes, espuma fenólica (substrato) e bandejas, para ser usado em uma aula prática de germinação de sementes, desenvolvimento e formação de plantas.
Além disso, foi desenvolvido um novo roteiro para a continuação da história em quadrinhos “Saberando”, volume 2, dessa vez com o tema sobre germinação de sementes, cultivo de plantas e agricultura familiar, com o título “Meu feijão, meu feijoeiro”.
A história em quadrinhos “Saberando”, foi criada inicialmente pela professora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Flávia Vischi Winck e pela ilustradora e quadrinista Bennê de Oliveira e teve sua primeira edição publicada no primeiro semestre de 2022. O volume 2 da história em quadrinhos foi desenvolvido e editado pela equipe roteirista do projeto e conta a história de Tita e seus amigos em uma nova aventura, descobrindo a germinação de sementes e o cultivo de plantas.
Com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba (SME), o objetivo deste projeto de extensão universitária é contribuir no ensino socioambiental das crianças a partir da produção de materiais didáticos de linguagem acessível e distribuó-los gratuitamente nas escolas municipais selecionadas.
Assim como Projeto Hortas Infantis Comunitárias - Kits para a pré-escola esperamos que nosso projeto “Conhecendo e cultivando plantas na primeira infância: Uma aproximação ambiental na educação infantil” desperte interesse da comunidade científica e técnica em dar continuidade a projetos com temas de educação ambiental, relacionando com situações do cotidiano das crianças e jovens, contribuindo para desenvolver aspectos cognitivos e de responsabilidade social nas comunidades escolares no nosso município de Piracicaba.